O desfralde para os pães que trabalham

O Tomás está quase lá!

Comprei o penico no começo de dezembro, no dia 22 ele completaria dois aninhos. Peguei um bem parecido com o vaso da gente, só mais colorido e com musiquinha. É um modelo anterior a esse, da Filler. Só não tem a tampa em formato de ursinho.



Decidimos tirar a fralda em casa e só tirar na creche quando o Tomás tivesse aprendido tudo direitinho. Então, decidi usar minhas férias, em janeiro, para desfraldar o bichinho. Nisso o penico colorido, parecido com um vaso ajudou. Para fazer xixi em pé é ótimo, o Tomás adorou já na primeira vez, música e tudo mais.

Mas para sentar é um pouco bambo, demoramos para encontrar um jeito de sentar sem balançar e no começo isso assustava o pitoco. Então que com o cocô não foi tão tranquilo assim, talvez por causa disso, mas não só, claro. Ele gosta de fazer de cócoras, precisa aprender a fazer sentado, ele não se importava em ficar de fralda suja... ele não estava pronto, no geral.

Quando voltei a trabalhar, tirávamos a fralda todo dia, assim que o Tomás chegava da creche. Mas foram vários cocôs no chão e então eu decidi esperar um pouco mais. Em março comecei a tirar a fralda de novo. Depois da creche e nos finais de semana. O xixi estava sob controle, mas começou o frio e nada do Tomás fazer cocô no penico... e então ele teve uma crise aguda de diarreia. Tudo adiado outra vez... Mas como com o xixi está indo super bem, com poucas esquecidas, eu não desisti não! Quando a diarreia melhorou,  voltamos ao "esquema". Comecei a colocar, no fim de semana, as calças de moleton já usadas, mesmo meio sujinhas, pra não ter que ficar sujando muita roupa limpa. Senão não tem roupa e mãe que chegue, minha gente.

Então no sábado agora deixamos o bichinho sem fralda o dia inteiro e ele não fez cocô nenhum. O normal são dois, um pela manhã e outro à tarde. Já tinha lido que o estresse do desfralde pode se tornar uma prisão de ventre, então fiquei preocupada e deixei a fralda no domingo à tarde, para o caso dele estar um pouco estressado com o assunto. Acho que estava, tadinho, porque então ele conseguiu. E começou outra semana e continuamos tirando a fralda assim que ele chegava da creche, tudo normal.

Ontem o bichinho estava agitado, hiperativo, sem controle, um furacãozinho rebelde, brigando por qualquer coisa, não é normal. Fez dois xixis no chão, um no meio dos brinquedos, o que ele nunca tinha feito antes. Sempre saiu de perto das coisas quando percebia o xixi chegando sem dar tempo de ir ao penico. Brigou feio louco pra colocar calça limpa e calçado. Então lá pelas 19:30 ele falou: "cocô" Foi correndo pro banheiro, sentou no penico sem bambear e sim! O primeiro cocô no penico!

Taí o motivo da agitação... estava tudo pronto por lá e ele estava nervoso com a hora de sair!

Foi a maior festa, muita comemoração e muitos abraços. Mandamos o cocô pela descarga, demos tchau, ele quis ajudar a lavar o penico, um acontecimento. E agora é esperar pra ver. Será que vai virar rotina? Espero que sim!

Mais sobre desfralde:

Semana de desfralde no Mamatraca
Super guia da Luciana, do Nicolando, com tudo o que você precisa saber!

Comentários

  1. rsrsrs Outro dia estava tbm lembrando ao meu filhote sobre o aDEUS AO COCO!! RSRS

    saúde e paz

    Ro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes