A primeira edição do meu ex libris.

Então. Meu ex libris. Levei uns dois dias para desenhar e gostei bastante do resultado. Mandei a imagem pro Paulo Pedott e ele fez dois carimbos lindos, um para o contorno preto e outro para o preenchimento amarelo da bolsa. Aí os problemas começaram. Não existe, no Brasil, tinta amarela para carimbo.

O Paulo e as papelarias daqui recomendaram tinta nanquim. Encomendei a única amarela que encontrei, mas amarelo-ouro não é bem igual ao amarelo da Bolsa Amarela, um amarelo mais queimado, mais escuro. Tudo bem! Melhor meio amarelo que nenhum amarelo:

Bem melhor amarelinho!


Mas não deu certo. A tinta nanquim não serve pra carimbar... do jeito tradicional, com almofadinha e tal e coisa. Borra muito e meleca demais:

tentando carimbar com tinta nanquim
O carimbo pega muita tinta e passa do papel:

borrança em tudo...

Então eu imaginei que passar o nanquim com pincel no carimbo resolveria a questã, mas nem testei, pintei direto no papel mesmo. Ficou bonito, não borrou, não sujou, não fez bagunça. E a tinta nanquim é legal pra isso, se eu caprichar mais fica bem uniforme. Só não tem a "cara de xilogravura" que eu queria, aquele errinho de posição que dá a "legitimidade" pra coisa:

carimbado e colorido

Como os mais críticos (chatos como eu?) notaram, tem coisas ótimas, médias e estranhas no resultado final. A bolsa, o Gizmo e as placas da 53rd & 3rd estão tinindo de lindas. O gato preto ficou estranho, não dá pra entender de primeira, tá mais ou menos... e o "infinito de royal" ficou bem ruinzinho... que pena. Tem uns salpicos na parede que não ficaram bons também. As letras estão bonitas, mas não "ornam" com o desenho... Então estou pensando em arrumar tudo isso daqui algum tempo e encomendar um novo carimbo, mas por enquanto vai ficar assim.

Então é isso! O que acharam? Deu vontade de fazer também? Claro que deu! Se precisarem de ajuda no desenho, me falem. Escolham os temas, os livros preferidos etc e eu vou gostar de ajudar a desenhar... Agora eu sei o que pode dar errado.

E a ideia de fazer em duas cores não é ruim não... só não funcionou porque eu preciso de uma cor de tinta de carimbo que não existe. Tem vermelho, verde (dá pra fazer árvores, dragão, pássaros, milhares de coisas!), azul... só não tem amarelo.

Comentários

  1. Mais ficou muito bacana! Deu vontade de ter uma, mas tenho que pensar no que quero, que tipo de desenho, enfim, há muito o que considerar ainda. Qualquer coisa peço socorro ;)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sharon,

    Eu quero um ex libris!!
    Muito bom o site do Paulo, vou encomendar um de lá.
    Mas antes preciso ter a idéia... rs
    Tem que mandar o desenho pronto pra ele, ou será que ele dá uma ajeitada?? rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sharon!!
    Que legal teu ex libris, ficou lindo. Esse é um dos meus assuntos prediletos, me empolgo até não poder mais hehehehehehe...

    ResponderExcluir
  4. Tente o carimbo flash (ou pré-entintado). É uma tecnologia nova, mas da pra fazer aparecer melhor os detalhes e tudo mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes