Até Pato Branco ficou sem graça depois dessas...

Diário de Guarapuava, 24 de fevereiro de 2005:

PF destrói 30 mil frascos de lança-perfume

A Polícia Federal (PF) destruiu ontem cerca de 30 mil frascos de lança-perfume, apreendidos em duas operações realizadas em dezembro do ano passado e janeiro. No final houve explosão. Equipes do Corpo de Bombeiros que estavam no local para evitar acidentes agiram rápido e ninguém saiu ferido.

A destruição dos frascos, triturados por rolo compressor, espalhou o forte cheiro do produto, incomodando os presentes e afetando alunos de uma escola próximo ao local onde houve a destruição. Alguns passaram mal e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. As aulas foram canceladas no período da tarde.

O ato foi presenciado por lideraças políticas e policiais. Os mais velhos lembravam que no passado o lança-perfume não era considerado droga e era utilizado para brincadeiras no carnaval.
O agente federal Víctor Bond disse ter sido a maior destruição de lança-perfume já ocorrida no Brasil. ¿Foram duas apreensões recordes em menos de um mês¿. Segundo ele, ano passado a PF de Guarapuava, que atua em 77 municípios e 120 quilômetros com a fronteira da Argentina, apreendeu cerca de 38 mil frascos, quase metade do total de apreensões no país - 79 mil.
Ele explicou que a PF pediu autorização judicial para a destruição dos frascos por causa dos riscos de explosões. A droga estava guardada nos depósitos da delegacia. ¿O Cloreto de Etila é altamente inflamável e poderia ocasionar incêndios¿, afirmou, sem saber que, pouco depois, o receio se concretizaria.

Diário de Guarapuava, 25 de fevereiro de 2005:

PF vai apurar causas do incêndio

Corpo de Bombeiros diz que destruição dos 30 mil frascos de lança-perfume, que terminou em explosão, deveria ter sido em local afastado

O delegado da Polícia Federal (PF) José Alberto Iegas afirmou ontem ao Diário, que a explosão ocorrida durante a destruição de 30 mil frascos de lança-perfume, na quarta-feira, foi um acidente sem grandes danos ¿ físicos e materiais ¿ e informou que a policia está investigando o que ocasionou o fato. ¿Estamos apurando o que aconteceu¿.

Iegas criticou setores da imprensa de Guarapuava que, segundo ele, estão tratando o assunto com ¿sensacionalismo¿. ¿Querem manchar a imagem da PF de Guarapuava. A troco de quê?¿, questionou.

Ele afirmou ter tomado todas as precauções necessárias para evitar qualquer acidente. ¿Chamamos o Corpo de Bombeiros, Guaratran, isolamos o local e distribuímos máscaras para quem estava assistindo (para proteção contra o forte cheiro do lança perfume). Havia até representante da Vigilância Sanitária¿.

Ele informou que os maiores prejuízos materiais foram os pneus do rolo compressor da Surg ¿ utilizado para a destruição dos frascos ¿, que foi queimado. ¿Vamos doar outros pneus à Surg para recompor as perdas¿. Ele lembrou que nem mesmo a fiação elétrica foi atingida.

Iegas também comentou sobre os alunos de uma escola municipal próxima ao local do fato, a rua Capitão Arcílio Pereira, ao lado da delegacia da PF, que passaram mal com o mau cheiro. ¿Eles foram atendidos na hora. Duas crianças chegaram a ser levadas no período da tarde para hospital, mas nenhuma delas faltou à aula hoje (ontem)¿. O delegado disse ter entrado em contato com a mãe de um dos alunos que passou mal e se colocou à disposição para qualquer problema.

A diretora do colégio, Dagmar Ingrid Marcondes, contou que algumas crianças se queixaram de garganta ressecada, dificuldades respiratórias e apresentaram reações alérgicas. Havia cerca de 400 crianças quando houve o incidente. Elas tiveram de ser retiradas das salas de aula e levadas para o pátio. ¿Houve um certo tumulto e algumas crianças choraram¿.Dagmar contou que alguns pais ficaram assustados ao ver a rua bloqueada, a presença do Corpo de Bombeiros e as crianças chorando no pátio. ¿Alguns reclamaram¿.Apesar disso, a diretora não atacou a PF. ¿Eles não esperavam que isso fosse acontecer. Foi uma infelicidade¿. Mas ela questionou o local escolhido para a destruição.

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Júlio César de Góes, também afirmou que o local utilizado não foi adequado. Ele disse que os bombeiros não foram consultados sobre a escolha do local. ¿Apenas nos solicitaram apoio no final da tarde de terça-feira¿. Segundo Góes uma área afastada deveria ter sido escolhida.

O delegado da PF explicou que o local foi escolhido justamente pela segurança, por ser ao lado da delegacia. ¿Ninguém queria que isso acontecesse¿.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Jogos e site do Dino Dan