Jogos e site do Dino Dan

Tomás. Dois anos e meio. Um bicho favorito: dinossauro!

E sexta, assistindo junto com o pequerrrucho uma das séries favoritas dele no Discovery Kids, eu li, lá no finzinho dos créditos: "www.dinodan.com".

"ó, vou entrar ver se tem coisa legal lá"



E... nossa! Muito legal! Tomás adorou tudo! Os cenários são divertidos e bem parecidos com a série. Mas mesmo quem não assiste pode se divertir, descobrindo tudo desde o começo. Tem coisas para todas as idades, desde pequeninhos até quem já sabe ler e está pesquisando os dinos. Todo o site é muito fácil de usar, as áreas clicáveis são grandes e visíveis e os comandos dos jogos são simples.

Detalhe importantíssimo: dinossauro é assunto de meninos E meninas. Negócio aqui é ser explorador, independente de usar rosa ou não, viram? Meninas vão amar também, eu garanto!

É tudo em inglês, então a mãe ou o pai tem que fazer uma primeira visita exploratória com as crianças que ainda não entendem inglês muito bem. O Dan fala em inglês também, então dá uma ajuda na pronúncia e compreensão pros pequenos que estão aprendendo. Mas se você também não entende inglês, não tem problema. Para quem usa internet ou costuma jogar bastante não tem nada muito secreto. Qualquer dúvida mais específica é só me perguntar. Eu também não sou grandes coisas, vou no "sevirol" mesmo e deu certo.

Duas coisas não me agradaram, a demora para carregar e o Dan falando toda hora. Nossa internet é de 1M e os vídeos que correm rápido no Youtube, ali, demoram um tempão... meio chato, mas vale a pena. O Dan falante, repetindo o que já disse, é chato para os adultos, e eu entendo que seja necessário para crianças que ainda não sabem ler. Mas poderia ser desligável, porque fica cansativo.

Então, é só ir e brincar. Antes de começar a jogar, é legal inscrever seu filho e fazer login, ali na plaquinha embaixo da casa da árvore, porque assim, todos os pontos que vocês forem obtendo nos jogos são somados e, depois, vocês podem comprar mais dinossauros, comida, essas coisas, com os pontos. A partir daqui vou fazer uma descrição do site pra vocês conhecerem melhor, se quiserem, mas o básico eu já falei, podem ir!

As sessões do site estão ali no meu superior. Jogos, "Dig Site" - Sítio de escavação, Dino Lab, "Code Zone" e Dino Shop. Vou começar pela página introdutória, para conhecer a série e ver informações e vídeos sobre os dinos, o...

Dino Lab
Clicando no tubo de ensaio, você entra no "Dino Lab".


As coisas "clicáveis" aqui são:

1. A chocadeira, "Hatchery". Através dos ovos, vocês podem ver algumas informações sobre os dinossauros que os colocam. É possível comprar mais ovos e ir aumentando a coleção com os pontos conseguidos nos jogos.

2. A câmera, "AVClub". Meu lugar preferido aqui no Dino Lab. Vocês podem ver vídeos dos personagens da série e também dos dinos. E aí é que o Tomás se diverte mais, pois são pequenos trechos da série focando em travessuras e hábitos dos dinos. Para selecionar os vídeos dos dinos, clique na fita, em cima da TV. E então selecione um dinossauro.


Um dos preferidos do meu pequeno dino é o Vídeo 2 do braquiossauro, onde o bebê comete uma "surpresinha". Seu filho também vai gostar, principalmente se vocês convivem com o clima frio do sul.

3. O livro do ano, "Yearbook". Com informações sobre Dan e seus colegas.

4. O computador, "Dinocyclopedia". Detalhes sobre os dinos, modo de andar, o som que eles fazem, esqueleto... bastante coisa. Bem legal para os maiorzinhos, mas Tomás ainda não deu bola.



No Dino Lab é isso. Outra parte legal do site, antes de chegar nos jogos propriamente ditos, é o Sítio de Escavação, o "Dig Site". Lá você pode escavar e achar ossos de dinos! Yupiiiiiiiii! É legal até para os adultos...

Sítio de Escavação, "Dig Site"

É acessado clicando na caveira do dino no menu superior. Também é legal já estar logado, porque a escavação dá pontos!



Pra brincar, é o seguinte: você usa o radar para encontrar os ossos enterrados:


Então tem que aproximar com a lupa para poder cavar:


Então você usa a ferramenta apropriada para separar os ossos da areia: nesse caso aí de cima, é a picareta, mas também tem o pincel, quando a areia é mais grossa, e a peneira, quando os ossos estão enterrados na areia fina.

E aí? É bão ou não? Eu achei divertidíssimo! E minha afilhada, que nesse fim de semana achou um "dente de dinossauro" (era uma pedrinha) na caixa de areia do parque, vai gostar mais ainda!!!

Os jogos (finalmente!)

Por enquanto, são cinco jogos. Três são livres, e os outros dois só são jogáveis depois de se comprar dois dinossauros, no mínimo. Vamos lá.


Os jogos livres são os três de baixo: Tail Swipe Sports Spetacular, Quetzalcoatlus Quest e Dino Duels.

O mais simples é o Dino Duels, onde os dinos apostam corridas contra os animais "atuais". Um animal aleatório aparece e você decide qual dino vai correr contra ele. Depois de um tempo você já descobre qual dino tem a melhor velocidade, e não tenha dó de colocar um voador contra um corredor. Lembre-se que os pontos vão ser importantes para comprar dinos para jogar os jogos mais legais!

Os pequeninhos adoram!

No Tail Swipe, as crianças jogam futebol, hockey e tênis contra o dino. Eu achei mais fácil jogar com o dino. No hockey tem que prestar atenção porque a bolinha passa por baixo, então sempre tem que ficar de lado para usar a cauda. No tênis, é só saque, a bolinha não retorna (pena). O jogo é bem simples, é só usar direita, esquerda e espaço.


Mais complicadinho é o Quetzalcoatlus Quest, porque também tem que subir e descer... O Quetza tem que pegar peixes para ganhar pontos, mas não pode bater nos dinos, nas pedras, montanhas, árvores, etc. As primeiras vezes que eu joguei pro Tomás ver renderam muitas gargalhadas!


Eu ainda não consegui pontos suficientes para jogar os outros jogos... com um pequeninho no colo é difícil ser excelente até em jogos facílimos! Então o resto fica pra próxima... Me contem quando vocês conseguirem jogar! Me contem o que os pequenos acharam, quero saber de tudo!

Comentários

  1. Sharon, eu me proíbo permanentemente de visitar este site, rsrs, primeiro por minha internet ser lenta que só ela, e depois por me viciar facilmente em joguinhos: nem conto o sofrimento que foi me desintoxicar de FarmVille...

    Mas, confesso, em um dia de net boa vou conferir sim, daí conto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, intenet ruim é duro, a minha é do mesmo jeito. Mas isso não me impede de ir lá, e cara, é MUITO legal. Nunca me canso.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes