Ler pra quê, caramba?

O Alex Castro perguntou pra quê incentivar pessoal a ler. 

E eu fiquei matutando. Por que incentivar outras pessoas a ler? Pra quê esse serviço todo de levar o livro pra perto do povo? Ler faz diferença? Ler é necessário? Quando? Quanto?

Aí quem gosta de ler pensa: "Claro que é necessário, claro que faz diferença, pra mim ler só faz diferença, afinal, livro é transformador." 

Mas a pergunta não era essa. A pergunta era: Por que ler faria diferença para outra pessoa, esse outro que não lê, que não vê função em leitura, que não gosta de livro?

E agorinha eu encontrei a resposta... num livro!

Cecília Meireles, no "Problemas da Literatura Infantil", falando sobre a necessidade de apresentar dicionários às crianças:
"E porque precisamos pensar e exprimir o pensamento. Porque precisamos ser mais lúcidos e exatos. O mundo sofre por uma imperfeita comunicabilidade dos homens. Não dizemos o que pensamos? Ou não pensamos o que dizemos?"
Apesar de eu achar que não se deve ler apenas pela "utilidade" do livro... Aliás, não se "deve" ler. Enfim, eu concordo em partes com o Alex, as pessoas "devem" ser educadas, gentis, compreensivas, evitar a violência... E a Cecília  me apresentou a chave: compreensão mútua. Para ser compreendido é preciso falar bem o que se pensa, é preciso ter palavras para isso.

Então ler "serve",  para conversar melhor. Para falar, é preciso ouvir e leitura é audição atenta dos melhores pensamentos de alguém. Dos pensamentos escritos com as melhores intenções. Então, quando a gente acredita que "é conversando que a gente se entende", ler serve muito. Muitíssimo. Não só para conversar sobre literatura, mas para conversar sobre tudo, sobre o mundo. Aí, saiu isso:



Comentários

  1. Não é fácil tornar um não-leitor um leitor, assim como explicar para o sujeito o porque de ser tão bom. Mas assino em baixo do que disse Cecília, se tívessemos, de fato, um país de leitores, ele, certamente, seria um grande país ;)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que post fantástico, prima.

    Entre algumas das minhas manias de maniático, coleciono frases. Essa que tu postou está indo para a minha coleção.

    Aproveito para dividir algumas das que vieram à minha cabeça enquanto lia seu post. Desculpe alguma eventual imprecisão no texto ou de fonte. Estou escrevendo de cabeça e sem confirmar:

    "Os livros não mudam o mundo. Quem pode mudar o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas." Mário Quintana

    "Uma pessoa não pode construir o que não pode conceber".

    "Quem não é capaz de dizer o que quer não pode cumprir o que diz."

    "Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes