Dia 03: Resenhas

A Tábata, do Happy Batatinha, convida os leitores todo ano pra uma série de postagens sobre literatura. Esse ano, cada dia do mês de outubro tem uma pergunta para inspirar um post. Hoje já é o terceiro dia, e o assunto são resenhas.

Dia 03 – Você lê resenhas de livros?

Sim, eu leio. E gosto muito do Skoob, onde as pessoas "comuns" podem fazer resenha à vontade. Também sigo vários blogs de resenha e saio catando resenhas por aí, porque gosto delas como literatura também. O Yuri, do Livrada! está escrevendo ótimas resenhas, divertidas. E também escolhe bons livros. Mas essa última, do livro da Eliane Brum, não conta, é café com leite. O livro deve ser ruim, já que a resenha ficou meia boca. Deve ter sido paga, só pode.

Mas enfim, resenhas negativas, se forem bem sustentadas, me mantém longe dos livros, sim. As positivas servem pra arrumar a fila. Se eu confio na opinião da pessoa e ela achou o livro maravilhoso, ele ganha muitas posições. Mas a opinião dos outros, mesmo que super fundamentada, não é a única coisa que importa. Tem livros que por mais que me buzinem, não vou ler. Eu ia dizer que tenho preconceito com livros escritos especificamente para ganhar dinheiro, mas comprei E li "A garota da capa vermelha" (skoob) dia desses. Enfim, eu não tenho a mínima ideia do que me leva a ler um livro.

E as resenhas dos livros que eu já li influenciam minha opinião sobre eles. Um exemplo mais clássico eu li em 2008, acho, é "A outra volta do parafuso". As resenhas do Skoob levantam possibilidades diferentes (e cheias de spoilers) pra história que parece ser uma história de fantasmas "básica". Me deixou cabreira, o livro é muito mais complexo do pareceu a primeira lida. Quero ler de novo, logo.


A outra volta do parafuso. Henry James.


Comentários

  1. Esqueci de comentar sobre o Gauchão de Literatura: http://gauchaodeliteratura.wordpress.com/tabela-de-jogos/

    E a Copa de Literatura Brasileira: http://copadeliteratura.com.br/index.php/edicao-20102011

    Ideias legais pra ler e fazer resenha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Jogos e site do Dino Dan