Dia 29 - Vício!

A Tábata, do Happy Batatinha, convida os leitores todo ano pra uma série de postagens sobre literatura. Esse ano, cada dia do mês de outubro tem uma pergunta para inspirar um post. Quase terminando o meme, o vício.

Dia 29 – Quantos livros em média você costuma comprar por mês? Você costuma comprar livros em sebos, ou prefere as livrarias? Compra muito pela internet?

Box Virginia Woolf
Eu compro bastante... pra mim, uma média de uns 3 por mês. Pro Tomás, uns 6 por ano. Esse número provavelmente vai aumentar agora que ele está prestando mais atenção nas histórias. Inclusive tem muito livro que comprei e não li ainda. E livro que compro pro Tomás ler daqui uns 8 anos... Caixa do Monteiro Lobato, nove infantis por R$ 59.90. Isso foi compulsivo demais da conta. Não resisto a essas malditas promoções do submarino. Droga.

- Pra que comprar se você não consegue ler nem o que tem!
- Tava 29,90, amor!
- Mas nem tem Mrs. Dolloway!
- É, não tem. E eu ainda não li nenhum. Nem Mrs. Dolloway.
- Você está ficando compulsiva, tem que ver isso...

A Thais, do Vida Organizada, pegou na Você SA umas perguntinhas para se saber o nível da compulsividade. Quando o assunto é livros eu não passo no teste. Respondi sim nas perguntas 3, 4, 5 e 6:
  1. Você fica preocupado(a) excessivamente em ter coisas novas?
  2. Você compra para fugir dos problemas?
  3. Você compra itens desnecessários com frequência?
  4. Você fica inquieto(a), irritado(a) e ansioso(a) quando não adquire algo?
  5. Você se sente culpado(a) depois de comprar?
  6. Você faz compras sozinho(a) para evitar críticas?
  7. Você esconde os produtos adquiridos?
  8. Você omite o preço real dos produtos para quem pergunta?
  9. Suas relações familiares, profissionais e sociais são prejudicadas pelo seu hábito de comprar?
  10. Suas dívidas aumentam?

Brinquedos me puxam também, mas o Tomás não me acompanha na alegria... ele não brinca com tudo o que tem. Então estou comprando bem menos. No resto, eu sou tranquila. Não compro comida que não vou comer, por exemplo. Isso é fácil! Ou roupa ou calçado que não vou usar. Posso até ficar uns dois segundos ansiosa com uma bota de cowboy maravilhosa, mas passa rápido. Eu sofro de bibliofilia, pobre de mim. 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes