Pro seu filho comer de tudo siga a minha intuição


Milho!
Quase dois anos e eu tenho a alegria de contar que Tomás come bem. Se não estiver com dor de garganta ou com dente novo, come tudo e de tudo. Fruta, legume, verdura. Hoje quando chega 11 horas ou 18:30 se você oferece pão ou bolacha ele diz: "Não! Papá!" Não sou boba de oferecer gelatina ou chocolate nessa hora, né? A comida preferida do bichinho é "quêjo"! Se deixar, come até estourar.

E eu tenho uma pequena dica que vai me fazer entrar na lista negra dos pediatras e dentistas e mães blogueiras que seguem o que dizem os pediatras e os dentistas:

Coma do prato do seu filho. 

beterraba!

Exatamente. Eu pego um garfo, uma colher, e vou comendo coisas do prato do Tomás. Ele vê um treco novo lá, abobrinha, que ele não conhece. Eu digo "ah, isso é abobrinha! a mãe quer. Me dá?" e pego com o meu garfo. Ele procura outra abobrinha e come na mesma hora. Eu só comento "hummm,que bom né?" e pronto. Acabei gostando do  negócio e vou comendo umas colheradinhas com ele em toda refeição.

laranja!
Fiquei matutando que até uma certa idade as crianças não sabem direito o que é ele o que é mãe. Tudo uma coisa só, meio misturada, não é? Ansiedade de separação é entender essa diferença. Então, tudo o que é dele é seu também, e o que é seu é dele também. Ele vai comer o que você come, porque você é ele. E ele vai comer o que o pai, a vó, o irmão comem, porque ele é bicho e vai comer o que os outros bichos parecidos com ele comem. Mas não é a mesma coisa você mostrar no seu prato que tem abobrinha. Não funciona. O do seu prato é diferente. Ele quer que você coma com ele, a comida dele.

Talvez beterraba seja uma das coisas mais complicadas pra criança comer. Então apresentei de pequeninho. Comia durante a amamentação, depois dei suco, depois amassada. Hoje eu cozinho bastante pra deixar o mais macia possível e sirvo em rodelas, que ele come com a mão. Em rodelas também a cenoura, mas essa não tem problema nenhum, é amada de qualquer jeito. Tomás não gostou daquelas tipo mini, são amargas. Mas tomatinho sweet grape é maravilhoso! Uma delícia.

Eu sempre deixei o bichinho se melecar à vontade, como vocês podem ver. Só não se melecou de ovo, ó: cara de dúvida, cheio de dedos, nenhuma bagunça. Desse prato lindo só comeu o tomate. Brócolis ele já come agora, mas ovo, nunca passou da primeira colher. Várias vezes, de diversas maneiras, ovo não vai.
que é essa coisa amarela? eca!

---
Mais pãeternagem:


Blog de quinta: Mãe geek - Gisela e Luisinho
Pãeternagem
Mãe que trabalha, mãe que viaja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes