12 de outubro de 2011

Dia 12 - Ler é viajar

A Tábata, do Happy Batatinha, convida os leitores todo ano pra uma série de postagens sobre literatura. Esse ano, cada dia do mês de outubro tem uma pergunta para inspirar um post. Hoje o assunto são os lugares imaginários e o que tem de tão legal neles.

Dia 12 - Se você pudesse conhecer um lugar que só existe nos livros, qual seria?

Lembrei do mapa lindo dos mundos da fantasia:


Faltou alguns lugares legais, como a ilha do dr. Moreau. E, claro, os lugares brasileiros: o Sítio do Pica-pau Amarelo, Antares, Felicidade - a cidade de "A árvore que dava dinheiro", a Ilha do Pavão, A Terra dos Meninos Pelados... E os lugares do RPG? O que eu conheço melhor é Ravenloft, uma colcha de retalhos que reúne os lugares onde moram as piores almas da terra. Provavelmente ninguém ia querer visitar nenhum lugar ali. Ou não. E tem o Hol, um planeta tosco onde nada acontece de verdade, a gente brinca um pouco, dá umas risadas e deu.

Dicionário de Lugares Imaginários, Alberto Manguel

Ilustração do Pullmann para
A Bússula de Ouro
Pra onde eu iria? Tava dando uma olhadinha no que tem disponível no google livros do "Dicionários de lugares imaginários" do Manguel. Muita coisa. É difícil decidir. Acho que seria legal ir para um lugar onde os bichos falam e interagem. Eu sempre quis isso. Conversar com os bichinhos. A ilha do dr. Moreau está fora de cogitação, eu quero bichos que pareçam bichos... A terra dos Houyhnhm, os cavalos das Viagens de Gulliver, seria legal. Deve ser muito foda ir pra Dinotopia e ter um dino irmão, não é? Mas acho que o melhor de tudo é viver nos mundos do Pullman, quem não queria ter um daemon? Uma parte sua que não é você. Decidido. Eu iria para os lugares do Pullman, uma Terra que não é bem a nossa Terra.




Trilogia As Fronteiras do Universo, Philip Pullman

2 comentários:

  1. Oi, Sharon,
    Hoje não participei do Meme da Tábata, mas me lembrei daquele mundo fantástico do Baudolino, do Umberto Eco...
    Bom feriado,

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado. Os universos da fronteira me levou a viajar também. Adorei ler essa série.
    Bjs

    ResponderExcluir