Enquanto mamãe galinha não estava, Han Byeong-ho e Yu Yeong-so



Quarto livro do tema "escritor oriental" e décimo primeiro do ano do Desafio Literário 2012. Pegamos no SESC Pato Branco. Vai lá emprestar também! A edição é da Callis, tradução de Thaís Rimkus, 36 páginas, 2006. Tem páginas de degustação no google books.

Esse livro faz parte da coleção "tan tan" da editora, que ensina matemática através de histórias divertidas e muito caras (ai!) Ainda bem que tem biblioteca nesse mundo! Nesse livro, a mamãe galinha se cansa de passar o dia parada, chocando seus cinco ovos, e vai dar uma passeada. Enquanto ela está fora, muitas coisas acontecem com os pobres ovinhos e, nas idas e voltas, vamos ensinando sem nenhum esforço soma e diminuição aos petizes. Tomás adora, porque, claro, tem o lobo mau.

Lobo mau na capa! Sabem vender livro!
E também ensina as crianças a não mexerem nos ninhos de aves. Eu aprendi quando uma vizinha derrubou, sem querer, um ninho com recém-nascidos de uma árvore na rua de casa. Que dó. Achamos que a mamãe ia cuidar deles, mas no outro dia, os bichinhos estavam mortos e cheio de formiga... choramos todos. Até o Tomás já teve suas aventuras com filhotes e ovos de passarinhos. Vejam como é a guerra dos passarinhos, todo verão, na minha casa.

crianças! não façam isso! nem o lobo gostou...
As crianças devolvem os ovos e o lobo fica muito contente...

que alegria, né, seu lobo?

A coleção inteira é originária da Coréia do Sul, editora Yeowon. Um país onde o sistema educacional é tão importante e valorizado que mudou a vida de toda a população em duas décadas. Não deve ter nenhum sul coreano que não saiba matemática básica, avançada, complexa e indecifrável! E essa coleção, no original, deve ter ajudado muito nisso. Podemos confiar nos coreanos quanto a matemática. E educação.

Comentários

  1. Caramba! Muito bem ilustrado! E se é educativo melhor ainda. Em casa os pássaros fazem ninho no beiral da casa, os gatos descobrem e você tem de conviver com os piados desesperados dos filhotes... Mas ser vegetariano não é uma opção ;)

    Dois abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que dó dos bichinhos! Gataiada não vem muito em casa por causa da nossa labradora.

      E o livro é bem gostoso, educativo sem "aula". A gente usa mesmo matemática no dia a dia, dá pra contar historinhas misturando os números.

      Excluir
  2. O livro é ótimo, contei hoje para os meus pequenos na creche. Eles amaram e tem ajudado muito na aquisição da contagem de 1 a 5 e raciocínio.

    ResponderExcluir
  3. O livro é ótimo, contei hoje para os meus pequenos na creche. Eles amaram e tem ajudado muito na aquisição da contagem de 1 a 5 e raciocínio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Jogos e site do Dino Dan