MLd1M - O que você acha da elitização da literatura?

Dia 19! E a pergunta é...


O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?

Ai ai ai. Polêmica detectada!!!

Eu acho que tem livros bons e livros ruins. Tem livros melhores e piores. Tem livro bem escrito e livro mal escrito. Tem livro complexo e livro simplório.

Eu não leio livro que julgo mal escrito.

Bad Books por David Whittle

Mas não tenho nada contra quem o lê. Não me importa o que os outros leem mas eu gosto que elas leiam e quero que elas leiam mais, por isso estou no projeto Leitura sem Fronteiras. Se o livro é melhor ou pior, não me importa. Eu falo dos livros que eu gosto e dos que não gosto, porque tenho vontade de conversar sobre leitura, não para convencer alguém a ler ou não determinado livro. A não ser que seja alguém que leia profissionalmente, tipo o Luciano, do pontoLivro. Esse sim, eu tentei convencer a não ler 50 tons de cinza, mas ele não me escutou. É. Perdeu o tempo dele.

Não acho que as pessoas DEVAM ler livros específicos, não acho nem que elas devam ler, como obrigação...

Ser "intelectualizado" ou não, significa só isso... ser intelectualizado ou não. É como saber muito sobre futebol, vinho, grama, pitanga: só serve pra lidar com futebol, vinho, grama, pitanga. Não serve pra vida. Ler muito não serve pra vida. Ler não torna ninguém mais inteligente, ou melhor em qualquer coisa. Só te permite alongar as conversas sobre livros!

Só que, se uma pessoa só lê livros que eu acho ruins, vamos ter que conversar sobre outra coisa, senão fica chato:

E no Gaiman, cês também piram?
- Ai, li Crepúsculo! É ótimo!
- Não li.
- E 50 tons? Maravilhoso!
- Não li.
- Sabe, Richard Sparks é meu escritor favorito!
- Não li.
- "A Cabana", "O Segredo", Paulo Chalita, Gabriel Cury e Augusto Coelho...
- Não li, não li, não leio, não leio, não leio.
- Ah, mas "Água para elefantes" você leu, né, não é lindo? Eu chorei!
- É, eu li. Achei ruim. Mas mudando de assunto, quantos anos tem o seu filho?

Fazer o quê.

---
O Meme Literário de Um Mês 2012 é proposto pelo blog Happy Batatinha. Veja lá as regras e as perguntas para o mês inteiro.

Vocês que estão vindo de lá, se quiserem conhecer melhor a quitanda, tenho resenhas de livros para público adulto e infantil.

Aqui, as outras respostas do MLd1M 2012.

E aqui, as minhas respostas do MLd1M 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Jogos e site do Dino Dan