1 de outubro de 2012

MLd1M - Que livro você está lendo?

Dia 01! E a pergunta é...


Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

Tô lendo dois ao mesmo tempo:

- Infância, Maksim Górki. Dei um tempo por motivos psicológicos. Deixa eu explicar. Então que eu li, desde o começo de agosto, vários livros que falavam sobre a morte. Basicamente, uma morte, uma pessoa, por livro. Alguns mais respeitosos, alguns com raiva, outros com tristeza, outros falando do morto com carinho e respeito, todos levando a sério as vidas que acabaram em suas páginas. "O grande Gatsby", "Hotel Atlântico", "O Céu dos Suicidas", "Sonhei que a neve fervia", "Lampião e Maria Bonita" e "A noiva do tigre", cada um contando a história da morte de uma pessoa. No mínimo, em 110 páginas. E já no começo de "Infância" morre o pai do Górki, seu irmão recém-nascido, uma tia no parto, com primo incluído (o bebê), um criado da família e mais gente ainda, que não lembro agora. Foi meio chocante essa mortalhada toda em um clássico russo, assim, de enxurrada, depois de livros contemporâneos que tratam a morte como evento particular, pessoal. Estou voltando aos poucos.

- Os fios da Fortuna, Anita Amirrezvani. Sobre uma jovem tapeceira do Irã. É bem escrito e estou gostando, a história é interessante, mas ainda não sei de muita coisa, estou no comecinho.

---
O Meme Literário de Um Mês 2012 é proposto pelo blog Happy Batatinha. Veja lá as regras e as perguntas para o mês inteiro.

Vocês que estão vindo de lá, se quiserem conhecer melhor a quitanda, tenho resenhas de livros para público adulto e infantil.

Aqui, as outras respostas do MLd1M 2012.

E aqui, as minhas respostas do MLd1M 2011.

3 comentários:

  1. Óh mas que inveja!! Você está lendo "Infância!!" Górki é lindo, escreve lindo, se for uma tradução do Bóris melhor ainda ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu queria tanto ler esse primeiro livro! Ele parece tão bom. <3 Incrivelmente eu não o acho para comprar, quando acho, está em falta.
    Quando o comprei, me deixaram um mês sem resposta e depois me disseram que não o tinham mais e devolveram o dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Desse livro (Infância) nunca tinha ouvido falar, mas a minha mãe fala maravilhas de um livro dele chamado... "A mãe".

    Bjos

    ResponderExcluir