MLd1M - Que livro você está lendo?

Dia 01! E a pergunta é...


Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

Tô lendo dois ao mesmo tempo:

- Infância, Maksim Górki. Dei um tempo por motivos psicológicos. Deixa eu explicar. Então que eu li, desde o começo de agosto, vários livros que falavam sobre a morte. Basicamente, uma morte, uma pessoa, por livro. Alguns mais respeitosos, alguns com raiva, outros com tristeza, outros falando do morto com carinho e respeito, todos levando a sério as vidas que acabaram em suas páginas. "O grande Gatsby", "Hotel Atlântico", "O Céu dos Suicidas", "Sonhei que a neve fervia", "Lampião e Maria Bonita" e "A noiva do tigre", cada um contando a história da morte de uma pessoa. No mínimo, em 110 páginas. E já no começo de "Infância" morre o pai do Górki, seu irmão recém-nascido, uma tia no parto, com primo incluído (o bebê), um criado da família e mais gente ainda, que não lembro agora. Foi meio chocante essa mortalhada toda em um clássico russo, assim, de enxurrada, depois de livros contemporâneos que tratam a morte como evento particular, pessoal. Estou voltando aos poucos.

- Os fios da Fortuna, Anita Amirrezvani. Sobre uma jovem tapeceira do Irã. É bem escrito e estou gostando, a história é interessante, mas ainda não sei de muita coisa, estou no comecinho.

---
O Meme Literário de Um Mês 2012 é proposto pelo blog Happy Batatinha. Veja lá as regras e as perguntas para o mês inteiro.

Vocês que estão vindo de lá, se quiserem conhecer melhor a quitanda, tenho resenhas de livros para público adulto e infantil.

Aqui, as outras respostas do MLd1M 2012.

E aqui, as minhas respostas do MLd1M 2011.

Comentários

  1. Óh mas que inveja!! Você está lendo "Infância!!" Górki é lindo, escreve lindo, se for uma tradução do Bóris melhor ainda ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu queria tanto ler esse primeiro livro! Ele parece tão bom. <3 Incrivelmente eu não o acho para comprar, quando acho, está em falta.
    Quando o comprei, me deixaram um mês sem resposta e depois me disseram que não o tinham mais e devolveram o dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Desse livro (Infância) nunca tinha ouvido falar, mas a minha mãe fala maravilhas de um livro dele chamado... "A mãe".

    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes