Maus, Art Spiegelman

Hoje vou juntar dois memes num post só. A pergunta de hoje do MLd1M, do Happy Batatinha, é:


Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.

Eu já sabia que seria o Maus, do Art Spiegelman, antes de começar a ler. Quando comprei, em dezembro do ano passado, eu já sabia. Guardei pra ler esse mês, pra casar com o tema do Desafio Literário, e não me decepcionei, gostei muito. Mas, ao mesmo tempo, nunca me senti assim em relação a um livro: não sei dizer o que eu sinto!

  

Mais gente, pelo jeito, ficou no impasse, como eu. "Maus" ganhou o Pulitzer em uma categoria especialmente criada para ele, pois o comitê de premiação não sabia se o incluía em ficção ou em biografia... e eu me senti assim também. "Maus" é inclassificável tanto quanto é bom. Bom pra carvalho.


É o quinto livro do tema "graphic novel" e vigésimo primeiro do ano do Desafio Literário 2012. A edição é da Quadrinhos na Cia, 2009. Comprei junto com o "Gen: Pés descalços", ano passado. Aproveitei o desafio pra comprar dois livros que queria ler há muito tempo.

É a história impressionante dos pais do Art, Vladek e Anja, sobreviventes do holocausto. Traz detalhes que eu não vi, ainda, em outra história sobre esse período. Assustador, triste, forte, importante, necessário, incrível. O fato da história ter sido contada em quadrinhos não ameniza ou agiliza a leitura... foi a primeira HQ que eu li devagar na minha vida.

"Meu pai sangra história"
título de uma parte

A suástica.
Art escreveu e desenhou a história a partir de entrevistas que gravou com seu pai. Vladek contou tudo, sem minimizar nenhum detalhe. Em "Maus" a gente acompanha também os dias das entrevistas a vida de Vladek, já bastante idoso e um pouco doente, e de Art nos Estados Unidos. É uma relação de pai e filho bem comum, com problemas e divergências. Às vezes a gente fica com raiva do Art por ser tão rude com um senhor que já sofreu tanto. Mas quem nunca foi rude com os pais? A gente tem que lembrar que, antes de ser judeu, sobrevivente, lutador, para Art, Vladek é seu pai.





Tudo é triste, inclusive o "final feliz", que não é tão feliz. O holocausto deixou marcas fundas em todos os sobreviventes. Vladek e Anja tiveram um filho antes do Holocausto, Richieu.


A preocupação com as crianças era constante... como cuidar dos mais frágeis na guerra?



Acho que a parte mais difícil, importante e inacreditável do livro é a quantidade imensa de pessoas que vão morrendo... alguns tem nome, história, outros são anônimos. Alguns tentam sobreviver e outros se entregam, não faz diferença... como nessa parte da história, em que Art conversa com seu psicólogo sobre seu pai. Então:


"Você admira seu pai por ter sobrevivido?"
"Claro. Sei que ele teve sorte, mas tinha uma cabeça incrivelmente alerta e inventiva..."
"Então considera admirável sobreviver. Então, não sobreviver não é admirável?"
"A-acho que estou entendendo. Se vida significa vitória, morte significa derrota."
"É. A vida toma o partido da vida, e as vítimas levam a culpa. Mas não foram os melhores que sobreviveram ou morreram. Foi aleatório! - suspiro - Não estou falado do Maus, mas pense em todos os livros escritos sobre o Holocausto. E daí? As pessoas não mudaram. Talvez precisem de um novo Holocausto, maior ainda "
Qualquer um poderia morrer a qualquer momento. Vladek esteve duas ou três vezes na mira da arma de guardas que matavam por puro prazer e se safou com subornos ou distrações. Foi espancado, passou fome, teve febre tifoide, trabalhou duro, chorou, sofreu, se escondeu quando conseguia. E sobreviveu, mas muitas pessoas que fizeram o mesmo morreram. Muitas.

É uma lição para a humanidade, que ainda não aprendemos... muitas pessoas estão morrendo hoje, em conflitos na África. A gente sabe, lê as notícias, mas estamos impotentes...

Aliás, esse sentimento de impotência frente ao sofrimento dos outros tem andado comigo... e volta e meia ele cala fundo e me deixa triste... eu tento esquecer dele um pouco e tentar fazer alguma coisa boa para alguém, mesmo que seja aqui, em Pato Branco, onde (acredito) ninguém sofra no nível que o Vladek sofreu. Mas também, não podemos medir sofrimentos. Nenhuma tragédia é pior do que a outra.

Acho. Não sei. Dúvida é tudo o que fica quando a gente termina o livro.

Por quê? Como foi possível? E ninguém fez nada? Como deixaram? Como "nós" deixamos? Como tem gente que diz que tudo isso foi mentira? E como tem gente que acredita? Como evitar que aconteça de novo?

Não sei!!!

Cinco estrelinhas e menção honrosa. Em cinco.

---
Mais HQs aqui.

O Meme Literário de Um Mês 2012 é proposto pelo blog Happy Batatinha. Veja lá as regras e as perguntas para o mês inteiro.

Vocês que estão vindo de lá, se quiserem conhecer melhor a quitanda, tenho resenhas de livros para público adulto e infantil.

Aqui, as outras respostas do MLd1M 2012.

E aqui, as minhas respostas do MLd1M 2011.


Comentários

  1. Sharon, esta é uma das hq's que quero muito ler, ela tem aqui na biblioteca da cidade, então vai se de lá que vou pegar. Um amigo leu há um tempo e também ficou nessa, dizendo que gostou mas não sabia direito exemplificar porque, disse que não conseguia, só lendo para sentir.

    Excelente resenha, me atiçou.

    ResponderExcluir
  2. O que mais dói é saber que holocaustos acontecem ainda hoje... a Palestina é só um exemplo. Na África tem mais também. E continuamos sem fazer nada.

    ResponderExcluir
  3. eese eu ja li... e posso dizer com seguença que é um dos melhores livros que ja li..não só pela visão detalhada que o Art Spiegelman, nos forneçe da guerra e da crueldade, mas também pelo drama famíliar em que vive, e sem dúvida a determinação de viver de Vladek...um livrão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes