MLd1M - Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?


Dia 02! E a pergunta é...



Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.

Terminei ontem "Deuses Americanos", do Neil Gaiman. Achei fraco, fracote, fraquíssimo. Chatonildo, clichê, batido, sem graça. Parece uma mistura do filme "Os fantasmas se divertem", com o livro "A dança da morte" do Stephen King. É como se um vírus memético atacasse os amigos do Beetlejuice, entendem? Aí um grandão vem pegar a Winona para ajudar os fantasmas lá. Esses mashups ficam muito melhores em HQ, pela rapidez, pelo visual, pelo conjunto. Mas em romance, chateia demais. Demais. Terminei porque tem o senhor Hinzelmann, que é uma espécie de Barão de Munchausen contando histórias bem malucas, engraçadas, sem muito nexo. Pra deixar bem clara a referência, inclusive, o Gaiman colocou duas histórias originais do barão entre elas. Fora o Hinzelmann e sua história inteira, achei o resto bem sem graça, inclusive a "revelação final". Blé. Gaiman é grande nas HQs, médio nos contos (tem histórias paralelas interessantes no livro, bons contos perdidos aqui e ali) e e ruim de romances, pelo jeito.

O próximo que vou começar a ler, junto ou depois dos que estou lendo, é "Maus", do Art Spiegelman. Tenho expectativas elevadas de que seja o melhor livro desse ano, então vou falar mais dele na pergunta do dia 30!


---
O Meme Literário de Um Mês 2012 é proposto pelo blog Happy Batatinha. Veja lá as regras e as perguntas para o mês inteiro.

Vocês que estão vindo de lá, se quiserem conhecer melhor a quitanda, tenho resenhas de livros para público adulto e infantil.

Aqui, as outras respostas do MLd1M 2012.

E aqui, as minhas respostas do MLd1M 2011.

Comentários

  1. Eita nóis! Se os funboys do Gaiman lerem isso, rsrsrs. Dele li apenas o Coraline, e gostei pouco, mas mais do que não gostei. Tenho os dois Coisas Frágeis e o Lugar Nenhum - que estava pensando em ler ainda este ano. Agora não sei. Talvez ele tenha sido grande em Sandman, mas este também não li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Coisas Frágeis tem coisas muito legais e outras bem ruins... o problema do Gaiman é que ele tem TANTOS fãs que pagam pra ler o que ele escreve em guardanapos, que a editora acha que qualquer coisa é publicável, porque qualquer coisa vende como água no deserto.

      Não que ele seja um escritor ruim, só um escritor que não recebe muitas críticas...

      Excluir
    2. Luciano e as fãs meninas??? Elas também podem ficar ensandecidas com uma critica dessa!!! Que maldade Sharon!!! Assim não pode!!! rsrsrs... Eu sou louca por Gaiman \o/ Ele não é meu autor preferido, falta veneno para isso... Mas ainda assim doeu rsrs

      Excluir
  2. Não li nada do Gaiman, mas agora você criou um racha na minha cabeça... hahaha!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Vai nas HQs, Mateus. São o melhor dele e não precisa ter medo não. O "Deuses americanos" você deixa pra quando cair no seu colo.

    ResponderExcluir
  4. Doeu as criticas a Gaiman, mas fazer o que néh?!? Eu sempre gosto de ler Gaiman porque é como se eu sentasse com um velho amigo e ele fosse me contar histórias com uma coleção de personagens que eu sei exatamente de onde saiu, não tem algo inovador, mas tem muito de reconfortante sabe! Talvez por isso ele venda tanto e tão bem, as pessoas gostam de se sentirem sentadas em uma fogueira ouvindo histórias com tom de ancestrais! #Opinião

    E sim, faz tempo que quero ler Maus, cedo ou tarde ele vem para a família...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Pandora... nos melhores momentos, o Gaiman é esse velho amigo que conta grandes histórias ao redor da fogueira... e foi isso que eu senti com o trecho "Hinzenlmann" do "Deuses..."

      No resto do livro ele parece aquele amigo que conta histórias na fogueira, mas ninguém escuta, porque é muito chato... mas é só um livro, eu gosto do Gaiman, não vou deixar de admirar e ler não. Gosto de muita coisa dele.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes